01/03/2010




































Acordo de noite subitamente.
E o meu relógio ocupa a noite toda.
Não sinto a Natureza lá fora,
O meu quarto é uma coisa escura com paredes vagamente brancas.
Lá fora há um sossego como se nada existisse.
Só o relógio prossegue o seu ruído.
E esta pequena coisa de engrenagens que está em cima da minha mesa
Abafa toda a existência da terra e do céu...
Quase que me perco a pensar o que isto significa,
Mas estaco, e sinto-me sorrir na noite com os cantos da boca,
Porque a única coisa que o meu relógio simboliza ou significa
É a curiosa sensação de encher a noite enorme
Com a sua pequenez..

Fernando Pessoa

8 comentários:

Justine disse...

Usando o poema de FS coo metáfora, há homens que, com a sua pequenez, estão a encher o mundo de miséria...
Omundo está triste!

Lizzie disse...

Ou de como as coisas mais simples, talvez até com a má fama de rotineiras, podem encher os vazios e colocar nos tempos certos as coisas certas, sem grandes exigências de aventura ou grandeza. A simplicidade é, acho eu, intemporal. Afinal, recorre-se a ela como refúgio, como segurança.

Confesso que herdei uma pancada por relógios. É um fascínio. Quer cá quer lá, adormeço melhor com um poderoso tic-tac. Marca-me uma cadência, envolve-me com memória grata: talvez a do coração "uterino" da minha mãe, talvez o batimento que sinto e pressinto nos peitos de quem gosto. Não sei.
Mas há sempre qualquer coisa de continuidade, discreta, num relógio de voz alta.

Abraço

Alien8 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wind disse...

Adoro este poema:)
Quanto a estes relógios, gosto muito de os ver, mas nunca conseguiria ter um em casa, pois detesto o tic tac.lol
Beijos

Alien8 disse...

Se há coisa que abomino ver ou ouvir em noites de insónia é o malfadado mostrador (analógico ou digital) e o arrepiante tique-taque do relógio, despertador ainda por cima. Será que Pessoa conseguia adormecer entretendo-se com aqueles pensamentos? É uma ideia...

Para uma Lola sem tempo, haverá relógios que o aumentem? Vou ver se ponho um no meu blog...

Voltando ao post, diria que quanto mais pequeno é o facínora do relógio, mais enche a noite. Ou então sou eu a delirar.

Bem visto, Lola.

Beijinhos, e que nunca o tique-taque te dê cabo da cabeça!

Alien8 disse...

O removido foi meu. Pequeno erro:)

Teresa Durães disse...

ah! Fernando Pessoa tem uma forma de se expressar que me encanta sempre!!

Miguel disse...

O Mundo e o Tempo ...!

Um grande dilema que continua por resolver ...!

Bjks da M&M & Cª!