03/07/2008

Pintura e Poesia Galegas - Anxo Pastor e Miguel Martí Pol





No demano gran cosa:
poder parlar sense estrafer la veu,
caminar sense crosses,
fer l’amor sense haver de demanar permisos,
escriure en un paper sense pautes.
O bé, si sembla massa:
escriure sense haver d’estrafer la veu,
caminar sense pautes,
parlar sense haver de demanar permisos,
fer l’amor sense crosses.
O bé, si sembla massa:
fer l’amor sense haver d’estrafer la veu,
escriure sense crosses,
caminar sense haver de demanar permisos,
poder parlar sense pautes.
O bé, si sembla massa...

(de Vint-i-set poemes en tres temps, 1972)

MIQUEL MARTÍ I POL

OU

Não peço grande coisa:
poder falar sem disfarçar a voz,
caminhar sem muletas,
fazer amor sem ter de pedir licença,
escrever num papel sem pautas.
Ou então, se parecer demais:
escrever sem ter de disfarçar a voz,
caminhar sem pautas,
falar sem ter de pedir licença,
fazer amor sem muletas.
Ou então, se parecer demais:
fazer amor sem ter de disfarçar a voz,
escrever sem muletas,
caminhar sem ter de pedir licença,
poder falar sem pautas.
Ou então, se parecer demais...

32 comentários:

Alien8 disse...

... Fazer amor sem pautas,
Caminhar sem ter de disfarçar a voz,
Poder falar sem muletas,
Escrever sem ter de pedir licença.
Ou então, se parecer demais...

:)))

Grande slide, belos quadros gallegos.

Tudo ao som dos Gipsy Kings. Já me bamboleio e tudo.

Beijinhos, Lola.

wind disse...

Belo slide com lindas pinturas, belo poema e bamboleante música:))))
Beijos

Vanda disse...

Grande post, Lola!


mas de ti, não esperaria menos :)


Ou se te parecer demais :)

já me vou habituando à diversificção de interesses e à criatvidade que nos vais oferecendo!

Beijo e uma boa semana!

Teresa Durães disse...

lindo!

Marginal disse...

Lola,

Não tenho por habito fazer perguntas (o que, não sendo, pode levar as pessoas a pensarem que é falta de interesse) mas "diz-me lá" :) se já puseste em prática "as ideias" que um dos meus posts te deu :)

Tinha a ver com reciclagem, creio.

Besos

nnannarella disse...

Chegam cá poucas notícias do resto da Ibéria, para lá de terem coisas mais baratas e o Real Madrid.
Muito embora de 72, este poema é uma maravilha no seu jogo irónico de palavras e de hipóteses. Foi muito bom encontrá-lo, mesclado à arte sua irmã de trovar com cores e traços. Beijos, à espera demais.:)

nnannarella disse...

Errata-Espacinho: "de mais".
:)

Lizzie disse...

Ai, Lola, os Gipsy Kings fazem-me lembrar noites descontraídas no verão de Madrid.Ir tomar qualquer coisa à esquina, chinelos e manchas de tinta na Tshirt, a deixar o tempo correr, com preocupações em período de folga.

E este poema também me traz à memória o que se diz dos galegos: são secretos e dão a volta às conversas para que nunca se saiba o que realmente pensam. Há um conto do Camilo Jose Cela, em que ele fala com um pastor e é de morrer a rir. Fica o letrado de cabeça em água...e o pastor a olhar calmamente para a serra.:)

Abraço.

Vanda disse...

Pára aqui, Lola, pára :)


besos :)

Lola disse...

Alien,

Até que ficas engraçado a bambolear nessa tua figurinha verde:)))

Beijos

Lola disse...

Wind,
:))) Obrigada e montes de beijinhos.

Lola disse...

Vanda,

Obrigada.

Ando um pouco dividida entre o trabalho e o sol e sobra pouco tempo.

Beijos grandes

Lola disse...

Teresa,

Eu gosto imenso da nova poesia galega.

Beijos

Lola disse...

Marginal,

Ainda não.

Como já disse atrás, ando sem tempo para nada:))

Preciso de apanhar sol e tenho pouco tempo:)))

Mas em breve te darei noticias:))

Beijos

Mas ando feliz:)))

Lola disse...

nnannarella,

Que bom que também gostes.

Eu delicio-me com o que tu escreves, com o teu sentido de humor...

Beijos grandes

Lola disse...

nnannarella,

Começamos com as erratas?:))))

BJO

Lola disse...

lizzie,

O bamboleo também me traz memórias de bebidas frescas e Verão descontraído...

Tenho o prazer de trabalhar com um gallego que não admite que lhe chamem espanhol e que tem uma postura de vida que me diverte muitissímo:)))

Vou ver do Camilo...:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Vanda,

De repente o teu "pára Lola pára "levou-me à minha meninice: os meus irmãos, costumavam dizê-lo (em desespero) quando eu não os deixava em paz:)))

Beijos grandes

bettips disse...

Ou ainda
caminhar fazendo amor com as pautas, as canetas e os pincéis. Artistas unidos.
Lindo, Lola, grata por acenares...que o tempo é tão curto para tudo o que se gosta!
Bjinho

CESAR disse...

Excelente poema.
Adorei.
E como disse o Alien8, ao som de Gipsy Kings tem outra grandeza.
Muito bom.
E os quadros são espectaculares.

Beijo

Lola disse...

bettips,

o bé si sembla massa...

Beijos

Lola disse...

Cesar,

Obrigada.

Os quadros são realmente bons, perdem qualidade por ficarem tão pequenos.

Beijos

Sorrisos em Alta disse...

Eh, pá, deve ser bem engraçado fazer amor com muletas!

Gajo esperto, era a primeira coisa que mandava à vida (até mesmo antes da roupa).
Mas não sendo... eh, pá, deve ser giro de assistir!
(voyeurismos à parte...)

Um beijo e um sorriso

Lizzie disse...

Lola
pois que ontem andei à procura, lá na selva doida dos meus livros, do tal conto do C.J.Cela e não consegui encontrar. Há-de aparecer.

Também conheço gallegos e para os irritar, na brincadeira, digo-lhes:
voz uz spanhóis soix parvuz, teneiz cum cada una...(p.ex)
e resulta sempre.
(Eu própria não os penso como espanhóis, mas enfim...)

beijinhos

bom fim de semana.

Sorrisos em Alta disse...

Entretanto, recebe um sorriso para que o fds te corra lindamente

José Faria disse...

Sim! - Ser simples e naturalmente LIVRE!
Bom fim de semana Lola!
Amizade!
Faria

Vanda disse...

Pela alusão ao povo galego, lembrei-me de um dito popular, que nos diz "trabalhar como uma galega" ou algo no género :)


Porque eles são determinados, incansáveis, enfim :) são um povo de trabalho e de qualidade!

Bom fim de semana, um beijo e bom descanso!

PS-Não trabalhes que nem uma... ;)

Lola disse...

Sorrisos,

Não tenhas ideias:)))

Beijos

Lola disse...

lizzie,

Já "apuntei" a tua brincadeira com os amigos gallegos...:)))

O meu amigo Valentín tem pavio curto... e eu gargalhadas fáceis:)))

Já andei a pesquisar o Camilo Cela, ainda só tenho informações gerais.

Beijos grandes e um fim de semana maior

Lola disse...

Sorrisos,

Um fim de semana a rir:)))

Lola disse...

Zé,

Um bom fim de semana, em Liberdade, para ti também

Beijos

Lola disse...

Vanda,

Este fim de semana é a meio gaz...

Eu trabalho com o gosto de quem gosta do que faz.

Os gallegos são uma nação celta e têm tradições idênticas às nossas lá para o Norte, daí a boa convivência, creio.

Beijos grandes e bom fim de semana