15/08/2008

A flor




Pede-se a uma criança: Desenhe uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis.

A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém.

Passado algum tempo o papel está cheio de linhas.


Umas numa direcção , outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves;

umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta

força em certas linhas que o papel quase que não resistiu.

Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era de mais.

Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: uma flor!

As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor!

Contudo, a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o

coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz

uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas.

Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas são aquelas as linhas

com que Deus faz uma flor!





Almada Negreiros


18 comentários:

wind disse...

Adoro este poema de Almada Negreiros e parabéns pelo slide que está tão bem ilustrado com desenhos de crianças:)
Beijos

Vanda disse...

Lola!!!

Post lindissimo! :)

Desenhos dos "pequeninos"?



Originalissimo também!

... e há tanto tempo que nao lia este poema :)


E assim vamos pousando de flor em flor :))


Beijos e um bom fim de semana :)!

Miguel disse...

Belo Post ...

Fizeste-me lembrar os riscos da minha Matilde ...!

Bjks da M&M & Cª!

Lola disse...

Wind,

Obrigada.

Deparei-me com o poema numa pausa do trabalho.

Já não o relia há anos.

Beijos e bom fim de semana.

Lola disse...

Vanda,

São desenhos de "pequeninos", mas não são dos meus:))

E flores, montes delas para ti.

Beijos

Lola disse...

Miguel,

Obrigada.

A minha Renata também rabiscava tudo, a começar pelas paredes...

Chamavamos "fantasminhas" aos rabiscos dela...

Beijos

Vanda disse...

:))


mas poderiam ser :))



Flores para ti também!

Cascatas de flores, Lola :)

Alien8 disse...

Lola,


Belo slide em cubo com rabiscos! :)

O Almada tem razão: são mesmo as linhas com que se faz uma flor. Aliás, ainda hoje, se me mandarem desenhar uma flor, sou capaz de me saír com rabiscos semelhantes :)))

Beijinhos.

Lola disse...

Vanda,

Claro:)))

Beijos.

Lola disse...

Alien,

O teu problema é diferente.

As flores que tu desenhas são de outro planeta:)))

E são lindas também.

Beijos

Sorrisos em Alta disse...

Fica a confirmação de que, para além de grande poeta, Almada Negreiros tinha uma fraca figurinha, que até crianças assustava e traumatizava.

Até ao pé de mim as crianças desenham sem se refugiarem no outro canto da sala...
:O)

Beijoca

Miguel Batista disse...

ola Lola, tenho andado um pouco ausente devido a ter comessado uma nova serie de trabalhos e andar a pesquisar sobre algumas tecnicas novas. é de aproveitar a "pica" que temos quando comessamos algo novo pois como eu ja sei daki a algum tempo vai desaparecer e é comessar tudo de novo.

quando era miudo tb riscava as paredes, mas normalmente escrevia o alfabeto com giz..eram as vantagens da rua sesamo, quando entrei para a escola ja sabia o alfabeto e uma grande quantidade de numeros. podemos comcluir que o acto de riscar é entao algo muito salutar para uma criança pois é uma forma de ela se expresar e manifestar e até mostrar-nos como ela ve o mundo á sua volta.
acho k em parte nao perdi esse habito visto k na minha ultima casa pintei as paredes de uma divisao.....se nao me engano ja postei esse no blog.....é uma imagem de uma mulher em tons laranja........

dark kisses

CESAR disse...

Olá Lola.

Almada Negreiros, mais um da pandilha de mentes brilhantes portuguesas. Um homem das artes incomparável.
Esse poema é belíssimo.
O slideshow está excelente. Parabéns.

Beijos

Sorrisos em Alta disse...

Entretanto, deixo-te aqui uma flor em forma de sorriso, para animar o teu Agosto (ok, ok, mal desenhada, eu sei... mas o que conta é a intenção...)

Lola disse...

Sorrisos,

O homem era um sedutor:))

E como diz o Cesar uma mente brilhante.

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Ainda bem que estás activo e a criar.

Aproveita.

Nem sempre temos disponobilidade para visitar os Amigos.

Vale a saudade.

Eu sempre gostei de desenhar.

Quando recebi as primeiras aguarelas, fiquei deslumbrada com as cores e a possibilidade de mistura-las.

Dark kisses

Lola disse...

Cesar,

Não posso estar mais de acordo contigo.

O Poeta futurista ainda está completamente actualizado,

O que escreveu poderia ser aplicado aos dias de hoje.

Ainda temos um longo caminho a percorrer.

Felizmente temos estas sábias flores para nos orientar no percurso que falta.

Beijos

Lola disse...

Sorrisos,

Obrigada pela flor.

Vem a calhar, hoje estou particularmente cansada.

A guerra das quartas feiras não me dá tréguas:)))

Beijos grandes