Há 10 anos
19/10/2008
Incenso
O incenso é uma resina gomosa que cai em forma de gotas da árvore Boswellia Carteri, na India e na África.
Durante o tempo de calor e seca (nos meses de Fevereiro e Março) são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que se vai solidificando lentamente ao ar.
O incenso é usado desde sempre com o sentido de purificação, aromatização e proteção.
Nas cerimónias religiosas solenes de vários cultos é usado com a mesma intenção de aproximar o terreno com o divino.
Mas uma análise recente, realizada pela ProTeste, em diferentes marcas de incenso comercializadas no Brasil, detectou a presença de substâncias tóxicas no fumo emitido pela queima de incenso.
Foram encontrados poluentes e compostos orgânicos voláteis e substâncias passíveis de causar alergias, como o benzeno e o formol. As concentrações foram medidas meia hora após o acendimento.
E um dado surpreendente: queimando um pauzinho de incenso todos os dias, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno - substância cancerígena - contida em três cigarros.
16/10/2008
" A beleza de um corpo nu só a sentem as raças vestidas.
O pudor vale para a sensibilidade como o obstáculo para a energia."
Fernando Pessoa In "Livro do Desassossego"
11/10/2008
Vindimas
"Não falta quem garanta ser o ritual das vindimas um momento mágico, feito de mãos que recolhem cachos de bagos maduros como se pegassem em pássaros feridos; de cestos de vime levados às costas como iniciados que assim fossem para ser presentes numa cerimónia pagã; de pés que, abençoados por invisíveis deuses, se empenhassem na tarefa de calcar o mosto para acordar a vida secreta que as uvas contêm; de uma poderosa alquimia que transforma a seiva dos frutos tenros em espirituoso néctar..."