19/10/2008

Incenso


O incenso é uma resina gomosa que cai em forma de gotas da árvore Boswellia Carteri, na India e na África.

Durante o tempo de calor e seca (nos meses de Fevereiro e Março) são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que se vai solidificando lentamente ao ar.

O incenso é usado desde sempre com o sentido de purificação, aromatização e proteção.

Nas cerimónias religiosas solenes de vários cultos é usado com a mesma intenção de aproximar o terreno com o divino.

Mas uma análise recente, realizada pela ProTeste, em diferentes marcas de incenso comercializadas no Brasil, detectou a presença de substâncias tóxicas no fumo emitido pela queima de incenso.

Foram encontrados poluentes e compostos orgânicos voláteis e substâncias passíveis de causar alergias, como o benzeno e o formol. As concentrações foram medidas meia hora após o acendimento.

E um dado surpreendente: queimando um pauzinho de incenso todos os dias, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno - substância cancerígena - contida em três cigarros.



48 comentários:

wind disse...

Belo slide e gostei da "aula":)
Às vezes queimo um pau de incenso para tirar o cheiro do tabaco.
Beijos

Miguel Batista disse...

bem, nao sabia disso, por acaso tenho o abito de queimar ums pauzinhos de incenso quase todos os dias em minha casa!!!
tb tenho por la um monte de velas aromaticas com xeiro a baunilha e opium!!! contudo nao vai ser por isso que vou deixar de quiemar de vez em quando um incenso la por casa!!!
dark kisses

Vanda disse...

Lola,

Gosto bastante de incensos, mas há uns anos atrás comecei a reparar que quando os acendia ficava com tosse.

Depois descobri que não acontecia com todos, depende das marcas.

Actualmente uso muito os pauzinhos de incenso dentro de móveis e gavetas para perfumar.


No móvel onde guardo as chávenas de café tenho sempre paus de incenso com perfume de canela, por exemplo.

Beijinhos perfumados e purificados :)

Ana Oliveira disse...

Lola
Começo por agradecer a visita e os votos para o fim de semana.
Quanto ao incenso, gostei de saber o nome da árvore, que desconhecia e os efeitos nocivos dos pauzinhos.
Queimo incenso diariamente mas procuro usar os que são feitos na India, sempre me pareceram mais puros e quando posso prefiro os cones em vez dos paus. O melhor ainda é queima-lo em pó sobre brasas de carvão que até já existe em rodelas para o efeito, mas confesso que nem sempre tenho a paciência necessária para isso.

Um bom fim de semana

Beijos

Anônimo disse...

Caramba!!!

ainda bem que eu num gosto de incenso!

O Galaico disse...

Da mesma forma no S-João de Braga que representa na realidade um equinócio e a passagem para uma época de fertilidade, pisam-se durante o cortejo do rei Davis as toneladas de ervas aromáticas que são deitadas à rua.

Inicialmente tinham o papel de purificar o ambiente preparando as pessoas para entrarem limpas nesta nova parte do calendário.

O incenso tem o mesmo papel.

Alien8 disse...

Lola,

Este slide tem requintes de malvadez :)))

Eu cá não sou muito de igrejas nem de práticas orientais... por aí acho que estou safo :)

Mas para outros, a informação pode ser preciosa.

Não que eu considere nada do que escrevas ou cites abaixo de precioso, claro... pelo contrário, o normal será... bem... incensar-te? :P

Beijinhos, muitos!

bettips disse...

Tu nem me digas...!
Se bem que tenho sempre as janelas abertas, é mais numa de "ambiente" de passagem e nunca "em recinto fechado"!
Bjinhos
(o almocinho devia estar de truz... com tantos encómios... pequenas coisas preciosas que se sentem por aqui. É bom!)

Teresa Durães disse...

não sabia. E eu que gosto tanto de incenso...

Justine disse...

Mas que má notícia: eu gosto tanto do cheirinho do incenso...
De qualquer modo, obrigada pela informação:))

Sorrisos em Alta disse...

E a quanto é que está o maço de incenso???

;o)

Bjocas

Lola disse...

Wind,

Usar incenso para tirar o cheiro do tabaco é agrava-lo:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Eu também gosto imenso de velas aromáticas e de incensos, mas fico sempre com sinais de rinite / alergia, e agora sei porquê:)))

Ainda tenho imensos guardados:))

Dark Kisses

Lola disse...

Vanda,

A mim acontecia-me o mesmo.

Prefiro os cones pequeninos.

E há incensários lidíssimos, alguns ligados a cerimónias religiosas.

Li algures que em Santiago de Compostela, se usavam para amenizar o cheiro dos peregrinos do Caminho de Santiago, que chegavam à Catedral em mau estado de higiene ( noutros tempos).

Apesar de não ser crente, gostaria de fazer o Caminho de Santiago...

Beijos grandes

Lola disse...

Ana,

Quem agradece sou eu.
É sempre um prazer visitar-te.

Os incensos e as resinas de um modo geral podem ser tóxicas.

São necessárias precauções.

Beijinhos e parabéns pelos excelentes trabalhos do teu atelier

Lola disse...

Veronica,

Olá:)))

Pois tens sorte.

Eu gosto de aromas, velas, o fogo da lareira acesa...

Montes de beijos

Lola disse...

Galaico,

As passadeiras de flores perfumadas que se fazem para os andores passarem...

Nunca tinha pensado no seu significado.

Na Páscoa, o " Senhor" entra nas casas cujas portas estão enfeitadas com tapetes de flores...

Beijos grandes

Lola disse...

Alien,

Tu não és deste mundo:)))

E os jantares à luz de velas aromáticas a saborear os teus petiscos??

É verdade que os incensos sempre te deixaram avariado...

Beijos grandes e perfumados, antes que descubram que os perfumes também são tóxicos:)))

Lola disse...

bettips,

Eu gosto de perfumar o ambiente seja com flores ou com outros perfumes ou incensos.

Os almoços têm sido agradáveis e divertidos:))

Como raramente estou em casa, a família aprecia os petiscos e a companhia:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Teresa,

Eu também gosto, mas a ProTeste é uma revista habitualmente bem informada.

Talvez usá-los com moderação e com as janelas abertas, como a bettips.

Beijos grandes

Lola disse...

Justine,

Também tenho pena.

Mas podemos usar outros perfumes, menos tóxicos:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Sorrisos,

Um pouco menos que o ordenado de um admnistrador de um banco falido:))))

Acessíveis a qualquer bolsa, claro:)))

Beijos grandes

Lizzie disse...

Boa informação Lola!

Nunca consegui acender tais coisas por via das irritações respiratórias. Às vezes as pessoas acham estranho que comece logo a ficar rouca, mas não é mania, pelos vistos tem razão de ser.
Também não suporto os detergentes perfumados:aí além da irritação respiratória vem a cefaleia.

O organismo lá saberá...

Ouvi dizer que em Santiago as cargas de incenso se estendiam e estendem também aos albergues. De facto no verão o cheiro de alguns peregrinos mais ortodoxos é, para os nossos narizes contemporaneos, insuportável.

Mesmo assim nada comparável a uma aldeia no País Basco onde, dizia-se, uma fonte curava cancros. Os necrosados e expostos aglomerados, e...fico-me por aqui.
A dita fonte foi fechada por ter compostos radioactivos. Lá ia matando doentes e saudáveis.

Beijos

O Profeta disse...

Esta humilde folha solta
Este Vento que fala docemente
Abre-se a alegria da terra
Ai este Sol de sorriso presente

Um manto tecido pelas brumas da manhã
Uma mão segue o Sol outra a emoção
O orvalho que dança no celeste
Ganha a cor da exaltação



Convido-te a pintares o teu olhar com as cores do arco-íris




Mágico beijo

Sorrisos em Alta disse...

E há incenso de enrolar???

;o)

Beijufas
E um sorriso

Ana Oliveira disse...

Bom fim de semana.
Beijos

Ana

Vanda disse...

Lola,

Eu tenho um pequeno incensário, com o Diagrama de Taji Tu (Yin e Yang). Quando lá coloco uma pequena vela, gosto de ver as sombras e as luzes tamborilantes, reproduzidas em ponto grande na parde...

Já me cruzei várias vezes com estradas que faziam parte do Caminho de Santiago e como estavam ainda longe de Santiago de Compostela!

Por aí imagino o estado dos caminhantes e a santa missão do incenso!! Sem o seu perfume como se elevariam as almas?:)

Uma grande caminhada como esta, envolve não só fé, como força animica, paciência, resistêcia ao cansaço, ao frio, ao calor, à dor...

Imagino que vários dias de silêncio, recolhimento, meditação e contemplação (para além do exercicio fisico obrigatório)fará bem a qualquer um, independentemente do credo :)

Acredito que seja uma experiência que nos transcende...


Bom fim d semana, Lola e aqui ficam beijocas caminhantes :)

José Faria disse...

censamente te desejo as maiores felicidades purificadas e aromatizadas.
Desculpa o atraso em cá chegar, mas a estreia da peça de teatro "A ÚLtima Viagem do Ripert" é já a 22 de Nov.
E os ensaios tem sido todos os dias.
Contrariamente ao que diz o ditado, ando a deitar tarde e a cedo erguer.
Que os aromas incensuais mais puros purifiquem os teus caminhos de felicidade.
Beijos Lola

Vanda disse...

Psssst pssssst :)


passo por aqui só para chamar a atenção que os pauzinhos de incenso já arderam todos e sobre o móvel, dorme agora um manto de substancias...cooff coofff :)))


Beijos Lola, bom inicio de semana :)

Alien David Sousa disse...

Ó meus deuses do Universo lola!! Eu quando vou para a cama acendo quase todos os dias um pauzinho de incenso para abafar o cheiro a tabaco na sala aonde costumo estar ao computador. Fiquei seriamente preocupada eu já fumo o suficiente, agora, vens-me dizer que existem substâncias tóxicas nos meus pauzinhos de incenso. :O

Tenho de processar isto.
Ah, lola, podias-me dizer se o incenso comprado nos chineses também é tóxico??!

Leaving in PANIC!
beijinhos

Alien8 disse...

Por onde andarás tu, Lola,
Há muito que te não vejo!
Meteu-se-me hoje na tola
Vir aqui deixar-te um beijo.


(Quadra popular do Aleixo) :)))))))))

Graça Brites disse...

Lola,

Por acaso nunca me deu para experimentar incenso, embora goste muito de experimentar aromas de tudo o que por aí se nos oferece. Acho a informação muito útil, assim como a descrição do produto do qual também não tinha grande ideia. Um dia destes experimento, ainda assim, tendo atenção às recomendações aqui enunciadas por ti e pelos teus comentadores.

Um beijo e um bom fim-de-semana, mesmo molhado, trovejado e relampejado.

Miguel Batista disse...

Lola, finalmente postei alguns trabalhos mais recentes, quando poderes dá uma olhadela...

dark kisses

Arábica disse...

Passo, limpo o pó, deixo um novo incenso a arder.


E para ti deixo um abraço com muita vitamina C :))

Graça Brites disse...

Lola,

Passei no Alien para deixar mais uns chocolates de reforço aos convivas que teimam em não deixar a mesa do caril. De caminho lembrei-me de trazer-te aqui um bocadinho do
brilho e da cor deste Outono quase no fim. E um beijinho.

Lola disse...

Lizzie,

Depois de tanto tempo o incenso acabou:)))

Tens razão em relação às dificuldades respiratórias.

Conheço algumas, há detergentes que têm produtos tóxicos, que o perfume encobre...

Os Peregrinos... enfim hoje deve ser diferente:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Profeta,

Agradeço o teu mágico beijo e o poema lindíssimo, que deixaste.

Gostei imenso dos Poemas que fazes e partilhas no teu blog.

Beijos

Lola disse...

Sorrisos,

O de enrolar até não cheira nada bem:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Ana,

Espero que todos os fins de semana que já passaram tenham sido óptimos.

Bom fim de semana

Beijos grandes

Lola disse...

Vanda,

Já pensei várias vezes nas dificuldades da peregrinação a Santiago, mas ainda tenho vontade de tentar.

Mas sem incenso.

Prefiro um bom banho :)))

Beijos grandes

Lola disse...

Zé,

Atrazada estou eu:)))

Espero que a peça tenha tido o maior sucesso.

O que se faz por gosto não cansa.

Beijos grandes

Lola disse...

Vanda,
Pois nem calculas o pó que o móvel tinha:)))

Mas acho que já apareceu uma alma simpática e limpou tudo:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Alien DS

Actualmente parece que tudo o que vem da China é tóxico:)))

Pois para eliminares o cheiro da sala... deves deixar de fumar.

Posso ajudar-te nesse aspecto, se quiseres.

Beijos grandes

Lola disse...

Alien,
A tua quadrinha é um mimo.

Beijos grandes.

PS: Tu sabias onde eu estava:)))

Lola disse...

Graça,

Descobri esta noticia por acaso.

Há gestos quotidianos que nos fazem mal, e são aparentemente inofensivos
...


Beijos grandes

Lola disse...

Angellus

Atrasada, mas atenta.

Vou já ver

Dark kisses

Lola disse...

Arábica,

Obrigada pelo apoio:)))

Beijos grandes

Lola disse...

GraçaB

Obrigada pela imagem linda que me deixaste.

Beijos grandes