12/12/2008

Falavam-me de Amor...



Quando um ramo de doze badaladas
se espalhava nos móveis e tu vinhas
solstício de mel pelas escadas
de um sentimento com nozes e com pinhas,

menino eras de lenha e crepitavas
porque do fogo o nome antigo tinhas
e em sua eternidade colocavas
o que a infância pedia às andorinhas.

Depois nas folhas secas te envolvias
de trezentos e muitos lerdos dias
e eras um sol na sombra flagelado.

O fel que por nós bebes te liberta
e no manso natal que te conserta
só tu ficaste a ti acostumado.

(Natália Correia, in O Dilúvio e a Pomba)





41 comentários:

uf! disse...

que bom, revisitar natália. obrigada :-)

wind disse...

Belo poema!
Beijos

Miguel disse...

Lola,

A força dp Natal já venceu ...
Trouxe-te de novo ...!
Espero que seja por muito mais tempo ...!

Boa escolha ...

Um BOM FDS!
Bjks da M&M & Cª!

José Faria disse...

Abraço de muita amizade amiga Lola.
Seja feliz, com saúde e muita amizade a colorir a sua árvore de vida social existencial.
BOM NATAL CHEIO DE CALOR HUMANO E UM 2009 MELHOR, MAS MUITO MELHOR E MAIS SORRIDENTE DO QUE 2008.
Beijos de Amizade.

bettips disse...

Esta certeira mulher...

Deixei bjs nos gatinhos, envolvendo os "todos" que não sei mas imagino bons.

Arábica disse...

Lola, que saudades!


E regressas tão bem acompanhada!


Essa forma diferente de sentir e ver de Natalia, sempre tão bem conseguida!


Pelo teu regresso aqui fica uma flor. Uma qualquer a teu gosto :) e cujo perfume te leve ao pinho e ao rosmaninho...

Um beijo grande grande :)

Justine disse...

A Natália da voz profunda, das verdades duras, da ternura escondida, do amor feroz. A força da sua palavra, sempre viva.

mjf disse...

Olá!
Lola mais linda...
Parabéns e um graaaaande xi- coração bem apertadinho e muuuuitos beijinhoooos :=)


Beijocas, linda

Arábica disse...

Lola, Parabéns por este dia e por mais um aniversário!


E que venham muitos mais :)




Sentidos.


Plenos, realizados, para lá do sonho e do gesto.


Abraço-te ()

e levanto a taça!

Tchim tchim :)

Miguel Batista disse...

bemmm!! dize-se por aí que alguem faz anos hoje!!!

entao resta-me desejar um excelente aniversario...

entao parabens Lola e um dark kiss hoje em especial

Teresa Durães disse...

eu e o natal... não somos muito chegados

Graça Brites disse...

Lola,

também aqui, muitos parabéns!
Maravilhosa esta Natália que escolheste para um regresso e uma celebração.

A ti!

Beijos grandes.

Alien David Sousa disse...

Lola, aonde te dou os Parabéns? É aqui??? Será que tenho de ver os posts mais abaixo??? lol

PARABÉNS A VOCÊ NESTA DATA QUERIDA!

Beijinhos
p.s se o meu mano me enganou , dou cabo dele ;)

Sorrisos em Alta disse...

Ei-la, que, qual Pai Natal, nos cai pela chaminé!
;o)

Bem.vinda!!!!

Beijoca com saudades

Lola disse...

prof,

Obrigada pela visita.

Beijos

Lola disse...

wind,

Beijos grandes

Lola disse...

Miguel,

Ainda devagar, mas já voltei.

Beijos grandes para ti e para a tua família linda.

Lola disse...

Zé,

Obrigada pelos votos, que retribuo.

É sempre um prazer revisitar o teu blog e ler o que escreves.

Beijos grandes

Lola disse...

bettips

São muitos.

E são lindos. E eles têm preferencias.

Às vezes penso que nós é que somos os animais de estimação deles:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Arábica,

Obrigada pela flor e pelos mimos.

Beijos grandes

Lola disse...

Justine,

É exactamente assim.

Estive a tentar que a minha filha a conhecesse, através dos poemas.

Beijos grandes

Lola disse...

Loira linda,

Obrigaaaada.

Ainda não me organizei, ando atarefada a fazer tudo para o Natal em que não vou estar.

Acho que só agora me apercebi que vou ficar mais triste ainda:((

Beijos grandes.

Lola disse...

Arábica,

Obrigada Amiga.

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Agradeço o teu especial dark kiss.

Para ti também.

Lola disse...

Teresa,

Gosto do Natal porque me lembro das festas da minha infancia.

E de outros Natais.

Beijos grandes

Lola disse...

Graça B,

Obrigada.

Gosto particularmente deste poema.

Beijos grandes

Lola disse...

Alien DS

Onde quiseres.

Eu agradeço sempre.

Beijos grandes

Lola disse...

Sorrisos,

Eu sou mais o Rudolfo red nose rain deer:)))

Mas, em tua honra, desço pela chaminé...

Beijos grandes ( eu já te disse que tinha saudades)

Unknown disse...

Ola
Tudo Bem?

Obrigado pela visita, espero mesmo que tenha gostado.

Estou a participar num concurso, se quiseres participar passa no blog www.avanessaguerradesafio.blogspot.com
e deixa a tua mensagem

Beijos

Lola disse...

Carla,

Obrigada

Unknown disse...

ola
venho agradecer a visita e o simpatico comentario que deixou
espero mesmo que tenha gostado de ver os meus quadros e espero sinceramente que volte a visitar-me
Tabmbém gostava de lhe pedir para ir a :

www.avanessaguerradesafio.blogspot.com

tenho lá um quadro a concurso e gostava que votasse nele (caso goste evidentemente)

beijinhos

Carla Cunha

José Faria disse...

Por avaria de PC, tenho andado demorado a cumprimentar os amigos on-line.
Peço desculpa.
Aproveito para desejar um Bom, Feliz e Saudável Natal e Um Ano Novo de 2009 com mais progresso social para todos.
Para vos e para o Mundo.
Que a felicidade te acompanhe e a passagem para o novo ano te eleve no prazer de um pé de dança apaixonante!
José Faria

Delfim Peixoto disse...

E que falta ela faz, por aqui, doce Natália

Anônimo disse...

Se comentários, só a pergunta : tu o escreveu?
Ameiiii a múusica!

'de um sentimento com nozes e com pinhas,'

beijos Lola!

Alien8 disse...

Lola,

Ainda venho a tempo. Uff!

Excelente escolha de poema, e ilustração de artiosta, como sempre.

Mereces beijinhos. Mais. :)

Lola disse...

Verônica,

Gostaria imenso de ter escrito este poema, mas é da Natalia Correia, uma escritora portuguesa, que eu admiro.
Deixo um pequeno resumo da biografia:

"Açoreana, natural da Ilha de São Miguel, Natália de Oliveira Correia nasceu a 13 de Setembro de 1923.
Veio, ainda criança, estudar para Lisboa iniciando muito cedo a sua actividade literária. Figura importante da poesia portuguesa contemporânea, trabalha, também a sua criatividade como ensaísta e romancista, passando pelo teatro e investigação literária.
Figura destacada da luta contra o fascismo, viu vários dos seus livros serem apreendidos pela censura, tendo sido condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, por abuso de liberdade de imprensa.

Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. A sua obra está traduzida em várias línguas.
Morre em Lisboa a 16 de Março de 1993."

Beijos grandes

Lola disse...

Alien,

A atrasada sou sempre eu.

Tu andas a velocidade superior à da luz, portanto chegas sempre a tempo:)))

Beijinhos grandes

Lola disse...

Carla,

Gostei imenso de todo op seu trabalho.

Beijos

Lola disse...

Zé,

Espero que já tenhas reparado o PC.

Para ti também um Natal Feliz e tudo de bom para o Novo Ano.

Eu prometo o tal passinho de dança:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Delfim,

Faz muita falta, até na política.

Tenho saudades da voz rouca e irreverente.

Mas temos a escrita que nos deixou e essa é imortal

Um beijo

"Setra e Tal" disse...

Ola!
Venho agradecer-t o teu voto na mnh tela, mas deixas-t o comentário na tela errada, se for possivel voltares lá, agradecia k o fizesses e comentasses na minha tela, deixando lá o teu voto!
jks e mais uma vez obrigada