10/04/2008

Flores de Acácia




Fernando Pessoa - Últimas Estrofes do Poema S. João (1935)
(recolhido por Alfredo Margarido)

(…)

(E) foi então que, para te vingar
E à maneira de santo, os arreliar
Desceste mansamente à terra
Perfeitamente disfarçado
E fizeste entre os homens da razão
Um milagre assignado,
mas cuja assignatura se erra
Quando em teu dia, S. João do Verão,
Fundaste a Grande Loja de Inglaterra.

Isto agora é que é bom,
Se bem que vagamente rocambolico.
Eu a julgar-te até catholico,
E tu sahes-me maçon.

Bem, ahi é que ha espaço para tudo,
Para o bem temporal do mundo vario.
Que o teu sorriso doure quanto estudo
E o teu Cordeiro
Me faça sempre justo e verdadeiro,
Prompto a fazer fallar o coração
Alto e bom som
Contra todas as fórmulas do mal,
Contra tudo que torna o homem precario.
Se és maçon,
Sou mais do que maçon - eu sou templarío.

Esqueço-te santo
Deslembro o teu indefinido encanto.

Meu Irmão, dou-te o abraço fraternal.

Excerto da “Nota Biográfica” de Fernando Pessoa, 30 de Março de 1935

37 comentários:

wind disse...

Belos poema, slide e música:)
Beijos

mjf disse...

Olá Lola mais linda!
Poema lindo...Acacia lindas.

Domingo encontro no local habitual...esperando ansiosa..

Beijocas

Cristina disse...

oi lolita bonita! está cheio de movimento, este blog :)))

obrigada pelo Fernandinho, que nos lê tão bem :)

beijocas

Anônimo disse...

Que belos veículos escolhes para nos fazer viajar, Lola. Beijoca.

O Lápis disse...

Obrigada por "O" teres cá no dia em que o Lápis ganhou de novo asas :)

Graça Brites disse...

Querida Lola

Ainda bem que vim. Devo ter ouvido ao longe o som da música, devo ter sentido a poesia e o perfume das acácias.
Não tenho flores para deixar, mas faço como o poeta e deixo um abraço fraternal, uma pequena amostra daqueles galegos cujo gosto partilhamos (http://profile.imeem.com/DGSKTUK/playlist/ZIlGizu7/luar_na_lubre_music_playlist/) e votos de um excelente fim-de-semana.
Beijinhos.

Lola disse...

Wind,

Obrigada.
Beijinhos.

Lola disse...

Loira linda,

Pois lá estarei.

Beijinhos grandes.

Lola disse...

Cristina mais linda,

Um ramo enorme de acácias para ti e beijinhos

Lola disse...

JL,

Obrigada.

Beijinhos

Lola disse...

Lápis,

É um belo espaço o teu.

Obrigada pela visita.

Beijinhos

Lola disse...

Graça b,

Só tu para juntares as acácias e o resto:)

Bem vinda de novo.

Beijos

Vanda disse...

Obrigada pela transmissão da mensagem :)

Obrigada pela visita :)


Gostei de te ver dancar :)


Beijos de 6 feira :)
-que são sempre mais felizes que os de 2ª ;)

Lola disse...

Vanda,

Bom Fim de Semana.

Ando a "pescar" fotografias de que gosto. Já tenho algumas tuas.

Beijinhos

Vanda disse...

:-D

Mi foto tu foto :-D (fico contente)

A pergunta que lá deixas, é a pergunta que todos nós transportamos, a maior parte das vezes, a resposta é "sim"...mas depois lembramos-nos que nessa altura nós também ainda não sabíamos...também estavamos em crescimento...é sempre este o percurso que o meu pensamento toma, cada vez que me pergunto: Poderia ter feito melhor?

Então, sabendo que o tempo sábio nos leva sempre a novos cais e a novas experiências, vou contando às minhas meninas as histórias que aprendi desde então, as histórias que a vida, um monte de livros e uma série de "batalhas" me ensinaram, entretanto...

Os elos mantêm-se, a abertura que o amor confere deixa que a intimidade da partilha seja sempre um caminho viável.

Não dou a tarefa por terminada.

Não sou ainda capaz de me poupar :)

Alien8 disse...

Lola,

Gostei mais do slideshow e das fotos do que do poema maçónico. Mas também te deixo um abraço, embora não muito fraternal :)))

Estás a fazer um belo blog! A caminho do Óscar :)

Beijinhos.

Alien8 disse...

Ah, também gostei da música.

P.S.: Ainda sobre o poema e o improvável S. João a fundar a Grande Loja de Inglaterra, sempre te digo que fundei os Grandes Armazéns do Chiado e não ando por aí a gabar-me disso lolololololol!

Mais beijinhos.

Cristina disse...

deixei-te um bichinho la no CC. bjinhos

e-ko disse...

lindas as flores de acácia.

jinhos

Lola disse...

Vanda,

Obrigada. Já tive uma foto tua como papel de parede no ambiente de trabalho do meu computador:))

Mas os Filhos são sempre o melhor de tudo.

Quando eu tenho dificuldade em percebe-los, procuro lembrar-me de mim quando tinha a idade deles.

E Sorrio:))

Beijinhos ( Vamos ao café?)

Lola disse...

Alien,

As flores de acácia, são mesmo bonitas, mas cuidado com as alergias:))

Eu sei que tu não gostas de partir pedra, mas o Mestre é sempre o Mestre.

Abraços, montes deles, para ti.

Beijinhos

Lola disse...

Alien,

As lojas dos primeiros graus da Maçonaria são frequentemente chamadas “Lojas de São João” em que a expressão “Loja de São João” deriva do título usado durante a Idade Média pelas corporações de construtores, designadas por " Confrarias de S. João".
As festas de São João Evangelista e de São João Batista, a primeira das quais é celebrada a 27 de Dezembro, no solstício de Inverno, e a segunda a 24 de Junho, no solstício de Verão, são celebradas na Maçonaria em Assembleias especiais.
As opiniões dividem-se sobre o santo ao qual a Maçonaria honra com maior ênfase sob o nome de "São João". Contudo, ambos os santos são muitos importantes do ponto de vista da simbologia maçónica.


Esclarecido?

Beijinhos grandes

Lola disse...

E-Ko,

Aparecem floridas em Maio.

Beijinhos

Lola disse...

Cristina, mais linda,

Já fui ver o teu bichano gorducho:))

A olhar apara ele e a perceber que eles podem ser a imagem dos donos.

Beijinhos

Vanda disse...

Fizeste-me pensar e recordar que há muito tempo que não partilhamos um café :)

Se é virtual aqui o tens :) o do fim do dia :) de um dia cheio :) se é para ser levado em consideração mais real :) é uma questão de agendar :)

Um beijo com sabor a café

Alien8 disse...

Lola,

Obrigado pelo esclarecimento, mas só disse - e continuo a dizer - que nenhum S. João fundou a Grande Loja de Inglaterra. Nem Baptista, nem Evangelista. Agora se a Maçonaria tem o culto desses santinhos, isso é lá com ela... :)

Beijinhos.

Teresa Durães disse...

não conhecia o poema (mas sim as ligações maçonicas e templárias)

Isabel Filipe disse...

poema lindo ... do meu poeta de eleição ...

adoro acácias ... a terra onde nasci era pintada de acácias ...


beijinhos

Lola disse...

Vanda,

Um café é sempre bem vindo.

Obrigada pelo café.

Ando com muito trabalho, para variar, e não tenho tido tempo para andar por aqui:(((

Mas logo que possível vamos tomar esse café a sério.

Beijinhos grandes

Lola disse...

Alien,

Beijinhos:)))))

Lola disse...

Teresa,

Gosto de te ver por cá.

Beijinhos

Lola disse...

Isabel,

Dizem que as de Moçambique são vermelhas.

Devem ser lindas.

Beijinhos

Vanda disse...

Lola,

Estamos ambas com igual falta de tempo! Partilhemos este virtual (café e tempo) enquanto não temos dos outros! :)

Um beijo de bom dia com sabor a café :)

Lola disse...

Vanda,

Esperemos pois.

E Bom Fim de Semana.

Beijinhos

Alien David Sousa disse...

Um belo CONJUNTO!
Beijinhos

Lola disse...

AlienDS,

Obrigada pela visita.
Beijinhos

Unknown disse...

Olá lola...
É um prazer estar aqui (primeira vez)...e te Amei !
Vc tem poemas de flores de acácia?

Bj
Pedro