20/06/2008

Elementos de vitória



Estão cheias as livrarias de todo o mundo de livros que ensinam a vencer. Muitos deles contêm indicações interessantes, por vezes aproveitáveis. Quase todos se reportam particularmente ao êxito material, o que é explicável, pois é esse o que supremamente interessa a grande maioria dos homens.

A ciência de vencer é, contudo, facílima de expor; em aplicá-la, ou não, é que está o segredo do êxito ou a explicação da falta dele. Para vencer - material ou imaterialmente - três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte.

Não é o trabalho, mas o saber trabalhar, que é o segredo do êxito no trabalho. Saber trabalhar quer dizer: não fazer um esforço inútil, persistir no esforço até o fim, e saber reconstruir uma orientação quando se verificou que ela era, ou se tornou, errada.

Aproveitar oportunidades quer dizer não só não as perder, mas também achá-las. Criar relações tem dois sentidos - um para a vida material, outro para a vida mental. Na vida material a expressão tem o seu sentido directo. Na vida mental significa criar cultura. A história não regista um grande triunfador material isolado, nem um grande triunfador mental inculto. Da simples "vontade" vivem só os pequenos comerciantes; da simples "inspiração" vivem só os pequenos poetas. A lei é uma para todos.

Fernando Pessoa, in 'Teoria e Prática do Comércio'

32 comentários:

Vanda disse...

Ah! E como eu gostei de trabalhar! E como via frutiferos os resultados do meu trabalho diariamente! Inspirada, determinada, alegre, confiante, atarefada! Fui uma formiguinha incansável até que um dia...chegou a hora de ser cigarra :)

Não conhecia este trabalho de Fernando Pessoa!
Continua a espantar-me,seduzir-me, dar-me a volta à cabeça! :-D


Para ti, muitos beijos!

Eum grande e bom fim de semana!

CESAR disse...

Olá!

Fantástica essa análise de Fernando Pessoa.
Crítica assaz mordaz a um flagelo de todos os tempos, a preguiça.
Quem quer trabalhar não precisa de auto-ajuda. Faz o que sabe o melhor que pode, respeitando sempre os outros.
Acabei de escrever uma matéria sobre isto no meu blog, creio que possas estar interessada em ler.

beijo
CESAR

wind disse...

Excelente o slide do pintor que agora não me lembro o nome e muita razão tem o Mestre:)
Beijos

Miguel Batista disse...

texto mais k inspirado, um texto exclarecedor!!!


LOLA....explica-me como se poem musica no blog....keria por a minha musica no meu blog mas nao consigo :(

dark kisses

Alien8 disse...

Lola,

O homem sabia de tudo... mas onde foste desencantar este texto???

Confesso, no entanto, que, de um modo geral, gostei mais do teu cubo...

Em questões de trabalho, já sabes que sigo as teses do Agostinho da Silva :)

Importantes, neste texto, a consideração do factor sorte, frequentemente esquecido, e do "saber trabalhar".

Quanto à "inspiração" e aos "pequenos poetas".... "Vae victis!"

Beijinhos!

Miguel Batista disse...

o cubo com as imagens do Escher esta 5 estrelas, embora estivesse afastado kuase toda a vida do panorama artistico, sendo considerado apenas um mero gravurista, Escher atinge o estatuto de artista kuase no final sa sua vida, a editora Taschen presta-lhe a devida homenagem atravez de um livro biografico que nos brinda com algumas das mais expetaculares obras do artista, obras esta, que devido ao seu caracter exploratorio da percepçao humana, principalmente a percepçao visual, nos aparecem frequentemente nos livros de psicologia e filosofia.
mais um dos que venceu a morte para se tornar imortal pelo seu trabalho e ao ser recordado por uma multidao :)

Lola disse...

Vanda,

Eu ainda sou "formiguinha incansável", mas hoje particularmente cansada.
Durante o fim de semana, no total, trabalhei 36 horas:)))

Mas há anos que é assim, eu gosto e os outros malucos que trabalham comigo também:)))

Beijos grandes

Lola disse...

cesar,

Inteiramente de acordo contigo, mas nós somos os privilegiados que fazem aquilo que gostam e têm condições de o fazer bem.

O F. Pessoa tem toda a razão, e de uma forma simples fala de resultados e vitórias, que não dependem senão de nós.

Beijos e até logo no teu blog:)))

Lola disse...

Wind,

Chama-se Escher e, juntamente com o Magritte, são os meus favoritos.

O Mestre é sempre o Mestre.

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Vou deixar a resposta sobre a música no teu blog ainda hoje.

Desculpa a demora, mas ando mesmo com pouco tempo livre.

Dark Kisses

Lola disse...

Alien,

De cada vez que faço pesquisas sobre o F. Pessoa, descubro coisas novas.

A pessoa do Fernando Pessoa é rica de informações e ideias:)))

Conheço a tua posição à Agostinho da Silva, mas também sei que às vezes é um desassossego com o teu trabalho:)))

A sorte é de facto a pitada de sal que todos precisamos para a vida nos saber melhor.

Ai dos vencidos, mas também glória aos vencidos que lutaram e deram o seu melhor.

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Eu tenho verdadeira admiração pelo Escher, que é um exemplo de alguém que fez "o seu trabalho" na perfeição com a arte e o saber mas que não teve assim tanta sorte.

Dark Kisses

Lizzie disse...

Parece-me que está a chegar a Portugal o grande vírus americano, bem me lembro dele, das receitas do sucesso.
Livrarias e livrarias de pregadores avulsos com mira apontada para os "normais", os que fazem a vida comum, com alegrias e desgostos, numa rotina incógnita, ou melhor, anónima.
Receita também para evitar a mais desprezível condição de todas :looser!

Entre eles, os demiurgos da celebridade e, ou, da riqueza, muitos encontram na escrita dos ingredientes dinheiro e admiração a rodos. A maior parte, acaba como aquilo que ensina a não ser.

É um mistério, Lola, porque mais virgula ou menos ponto, mais Deus ou menos Deus, todos dizem o mesmo. Todos falam na vontade.

Fico-me pelo meio: nem totalmente formiga nem totalmente cigarra. Uma coisa acaba sempre por potenciar a outra. Acho eu. Não sei.

Cadinho RoCo disse...

A maneira como flui o texto mostra a regência do gênio. É tudo rápido e simples de ser dito, para quem sabe ser rápido e simples no dizer.
Cadinho RoCo

Teresa Durães disse...

diria que nem sempre é possível

mjf disse...

Olá Lola!
Pois nós somos dos malucos que gostamos de trabalhar...e não é pouco...
Até já...

Beijocas linda

Miguel Batista disse...

oi Lola!! olha quanto ao meu fornrcedor de internet é a ZAPP, mas quanto á possibilidade de guardar ficheiros onLine penso k a google e o sapo dispoem desse serviço penso eu!!!
obrigado pela ajuda!! :)

Sorrisos em Alta disse...

Se esses livros fossem bons... não havia empregados de livraria!!!
;o)

Isabel Filipe disse...

Um belo e bem verdadeiro texto de Fernando Pessoa ...

não conhecia e adorei lê-lo ... obrigada pela partilha


beijinhos

Lola disse...

lizzie,

Infelizmente eu acho que o vírus a que te referes, é universal.

Achei curioso que o Fernando Pessoa já escrevesse sobre o assunto, logo ele, um outsider.

Mas neste texto encontro alguma afinidade de ideias.

No trabalho de todos os dias deve existir alguma arte ou seremos apenas formigas, obreiras acéfalas de uma linha de produção.

Não posso estar mais de acordo contigo.

Beijos grandes

Lola disse...

Cadinho,

Obrigada pela visita.
Seja muito bem vindo e volte :))

O F. Pessoa surpreende sempre.

Beijos

Lola disse...

Teresa,

Ele também não diz que é fácil.

Beijos grandes

Lola disse...

Loira linda,

Então já libertou a sueca linda?:)))

Hoje ainda não recuperei.

Mas é verdade que os nossos malucos são o segredo para continuar a nossa guerra insana.

Infelizmente com algumas baixas.

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Se ainda precisares estou ao dispor.

Conheço menos bem o Zapp, mas posso informar-me. Tenho amigas que usam.

Dark, dark kisses

Lola disse...

Sorrisos,

Tu não digas nada, porque eu sei que tu és dos sortudos que se fartam de trabalhar... e gostam do que fazem.

Eu ando a correr, como sempre, mas passo hoje pelo Sorrisos:)))

Beijos grandes

Lola disse...

Isabel,

Acho extraordinário ler um texto do F. Pessoa àcerca de um assunto tão actual.

Beijos

Miguel Batista disse...

bem Lola, comoveste-me com o teu comentario, estava mesmo a precisar de ouvir algo do genero neste momento.

quanto á musica, vou tentar kuando tiver um tempinho, teoricamente estou de ferias, mas esta noite vai ser de directa visto k tenho trabalho para entregar.

um grande obrigado!!

dark kisses

Lola disse...

Angellus,

Mas tu mereces.

Lots of dark kisses.

Vanda disse...

Lola,


sem arte e sem espaço para desempenharmos a nossa arte, não há receita que resulte! :)

Mas é verdade que hoje em dia a palavra "looser" aparece quase como uma praga ou doença, à qual todos querem fugir.

Todos buscam o sucesso.

Se o sucesso é ser feliz e se todos somos tão diferentes entre nós, o que para um, é ser um "vencido", para outro pode ser um "vencedor" :)

Eu, na minha reforma, tostada de sol e salgada de mar, neste momento sinto-me uma pessoa de sucesso :)


Então não??? :)


Espero que esse excesso de trabalho tenha rapidamente uns bons dias de descanso, para que não te traga mazelas!

Beijos

Lola disse...

Vanda,

Eu ando sempre a correr, por gosto, mas também por ser necessário.

As mazelas, vão ficando, mas o bom humor consegue ultrapassá-las:))

Invejo o teu bronze salgado:))

Beijos enormes

Alien David Sousa disse...

LOLA, numa palavra: GENIAL!

Beijinhos

bettips disse...

Ainda por cima Escher por todos os cubos mágicos! Um gosto...