01/06/2008

A arte está em todo o lado




Nós não nos damos conta de como a arte nos trespassa de todo o lado. Anotar isso aos que vaticinam a morte da arte. Isto ao nível mais corriqueiro. Dispor os móveis numa sala é fazer arte. Ou olhar uma paisagem, pôr uma flor na lapela, ou num vaso. Escolher uma gravata, uns sapatos. Provar um fato. Pentear-se. Fazer a barba ou apará-la quando comprida. Todas as coisas de cerimónia têm que ver com a arte. E o corte das unhas.
Todo o jogo. Toda a verdade que releva da emoção. Às vezes mesmo a escolha do papel higiénico. Mas mesmo a desordem. Bergson, creio, dizia que se tudo fosse desordenado, nós acabaríamos por ler aí uma ordem. E não é o que fazemos ao inventarmos as constelações? Admitir a morte da arte é admitir a morte do homem, que impõe essa arte a tudo o que vê. Mas tenho de ir à casa de banho. A ver se invento arte mesmo aí. (Mas quando disse «casa de banho» e não «retrete», já a inventei.)

Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente 3'

26 comentários:

wind disse...

Delicioso este bocado de prosa e muito realista:)
Beijos

MariaTuché disse...

Concordo plenamente, aquilo que os nossos olhos podem alcançar é muito interessante e muitas vezes admiramos algo que aos olhos de muitos pode não ter qualquer importância nem valor e aos nossos simplesmente se transforma em algo belo ou diferente...

Voltei devagarinho :)

Beijossssssss

Lola disse...

Wind,

Do Virgilio com arte:)))

Bom Fim de Semana

Lola disse...

mariatouché

Pois vem devagarinho e fica.

A arte é sem dúvida o que cada um de nós vê, não necessáriamente o que o artista criou, mesmo sendo tudo Arte:)))

Beijinhos

José Faria disse...

Olá Lola! Saúde!
Na verdade fizeste-me recordar um certo critico ao falares em ir à casa de banho. Pois por aí nos despedimos da natureza morta!?
Nada disso!
O que queria dizer é que tenho a tendêcia de me aproximar e envolver com a natureza viva, com especial carinho pela arte nata, mais próxima do associativismo popular.
Acho que é por aí que a virtude da arte tem mais alma.
Beijos e Bom fim de semana, que eu cá por mim,vou para a Feira Medieval.
Beijos

Alien David Sousa disse...

Este texto é brilhante e eu subscrevo cada palavrinha. É como aquela frase: a arte está nos olhos de quem a vê. E esses olhos podem estar a olhar para as mais variadissimais coisas.

Beijinhos

Alien8 disse...

Olá, Lola!

A arte está em todo o lado. Acredito. Mas, para mim, nem tudo o que o VF descreve no texto é arte...

A música dos Aerosmith é arte, com certeza!

E os teus slides também :)

Beijinhos.

Nux@ disse...

Lindo... a prosa e o slide show...

Beijocas

Miguel Batista disse...

oi Lola, tenho andado meio desaparecido eu sei, acontece que estou em final de ano, e ja se sabe como é, sempre trabalho que sobra, e para ajudar, algumas encomendas de trabalho, que sendo bem vindas, aparecem sempre nos piores momentos. por isso tenho andado ausente da comunidade bloguista :)
contudo passo tb para deixar um dark kiss, acompanhado em quanto escrevo, pelo por do sol que se ve da minha janela e pelo canto de um passaro que pelos vistos, está inspirado...

ganesha disse...

Agora é a minha vez de agradecer a visita :-)
Bom fds

Emma Larbos disse...

Sorrio para este Virgílio bem humorado...
Obrigada pela visita!

Lola disse...

Zé,
Admiro imenso a tua capacidade para interagir com tudo o que te rodeia.

Acho verdadeiramento amoroso o carinho que tens pela Maia.

E isso tudo é ARTE...

Beijos

Lola disse...

AlienDS,

A arte está nos olhos de quem vê.

E pode ser o mais belo poema ou o binómio de Newton, como diria o Pessoa...

Beijos

Lola disse...

Alien,

Só a tua delicadeza para comentares o VF de que não gostas particularmente.

A arte de saberes fazer-me feliz.

Beijos grandes

Lola disse...

Nux@,

Já nasceu?

Beijos grandes

Lola disse...

Angellus,

Vou passando regularmente pelo teu blog.

Lembro-me de ti.

O trabalho prende-nos a todos.

E o fim do ano lectivo é dose.

Que continue tudo bem contigo e que a tua arte se afirme e atinja a tua grandeza.

Dark, Dark Kisses

Lola disse...

Bom Fim de Semana Ganesha.

Beijinhos

Lola disse...

Emma,

É um prazer.

Beijos

Marginal disse...

:) então mesmo correndo o risco de plagio :) eu quero esse :) o 3º e último:)


O terceiro parece-me perfeitamente credivel :) e cai como uma luva :)

Beijo e votos de um bom domingo!

Com muita arte :)

Graça Brites disse...

Olá Lola!

Gosto muito do VF, mas talvez o Alien tenha um bocadinho de razão. É a eterna discussão sobre o que é realmente a Arte. Se é que existe apenas uma definição. Talvez as coisas de cerimónia tenham mais a ver com sensibilidade e delicadeza e a invenção da arte é capaz de precisar de muitos mais componentes para além destes dois.

Parabéns pela tua escolha e um óptimo domingo. Beijinhos.

Sorrisos em Alta disse...

Bonito, sim senhor, mas faccioso. A arte também não está em toooooooodo o lado. Por exemplo, não está onde está o Castel Branco.

Lola disse...

Marginal,

De acordo.

Encerramos a questão.

Ponto final em todos os dramas.

E hoje há sol e eu vou apanhá-lo:)))

Beijinhos

Lola disse...

Graça,

E eu gosto imenso de tudo o que escreves.

A mim as palavras passam a correr e as ideias fogem a igual velocidade:)))

Boa semana.

Beijinhos

Lola disse...

Sorrisos

Essas figuras estranhas e trágico- cómicas sempre existiram.

A arte ultrassa-os, porque é mais simples.

Beijos

nnannarella disse...

Adorei este bocadinho de arte. Também não aprecio particularmente o Vergílio, que era um pouco amargo e escrevia romances tristes. Mas admirava a sua irreverência e contra-corrência, que começou logo na grafia do nome que, sendo erro notarial, ele manteve sempre...:)
Sou outra alma que está em "fim de ano" e, por isso, submergida em burocracias e obrigações inadiáveis, daquelas a que se não pode contra-correr...:) Não estranhes, assim, a minha falta de "respostas" no meu blogue. Um grande beijo!

Lola disse...

nnannarella,

Há pedaços de prosa no V.F. que me são particularmente interessantes.

Também pela irreverência.

Mas também vou muitas vezes à procura de quem já disse o que quero dizer.

Não te preocupes com a falta de comentários.

Eu é que não vou deixar de lá ir.

Beijos grandes