12/06/2008

PARABÉNS LUIS




ELES

Ele tem estrelas nos olhos,

ela um cometa no peito;
ele tem números na testa,
ela um traço mais perfeito.


Ela inventa no papel
mundos sonhados a cor;
ele enfia-os num cordel
dentro de um computador.


Ele é o riso, ela o sorrir,
ele é sonho, ela o invento;
ela é o bulício a dormir,
ele a calma em movimento.


Ela faz tranças e laços
das palavras que aprendeu;
ele disfarça e abre os braços
como quem as esqueceu.


Eles habitam os meus dias,
luzes que partem, que ficam,
canções breves, fugidias,
poemas que não se explicam,


nó que não mais se desata,
planta da minha raíz.
Ela chama-se Renata.
O nome dele é Luis.


In "Palavras para ti que fui escrevendo"
(M.D. = Alien8:)

20 comentários:

mjf disse...

Lola linda
Que poema mais bonito...e que filhotes mais queridos...
Parabéns para ti e para o Luís...;=)
Ontem foi a mesma " coisa" de sempre!!! nem o futebol nos salvou....
Estás bem???

Beijocas

Lola disse...

Loira mais linda,

Obrigada pelos parabéns.

Eu estou óptima, de férias, mas são tão curtas:(((

É a mesma guerra sempre.

Beijos enormes

wind disse...

Belo poema:)
Parabéns para o Luís e para ti:)
Muitas felicidades e beijos para os 2:)

Lola disse...

Wind,

Obrigada. O Luis agradece também.

Beijos de nós todos

Cristina disse...

parabéns para ele, para ti e para o pai!

um enorme abraço

Marginal disse...

Lola,

maravilhoa sinfonia de amor!


Parabéns com risos e muito cordel para o Luís continuar a trabalhar no computador!!! :))

Ideia tão original!!


beijos para todos num um dia feliz!

Lola disse...

Cristina mais linda,

Obrigada:)))

Beijinhos grandes

Lola disse...

Marginal,

Pois é tudo muito caseiro:)))

Obrigada.

Beijos grandes

Alien8 disse...

Luis,

Um beijo de Parabéns.
Um Feliz Aniversário.
Uma vida feliz.

E o resto que ficou dito:)

Lola,

Belíssimo post :)
Excelente escolha poética :)))

Beijinhos.
Alien8

Lola disse...

Alien,

Concordo contigo quanto ao poema:)))

Beijos grandes

José Faria disse...

Olá Lola!
Bem concebida a poesia e por acaso também sou Luis, é logo o meu segundo nome a seguir a José.
Mas vim cá porque estamos em época dos santos populares e lembrei-me dos meus passos de criança, de pé descalso na calçada a pedir p'ró S. João, e para a cascata.
Era assim:

UM TOSTAOSINHO
P’RÓ S. JOÃO!

Já não vejo as cascatas
Como via antigamente,
Quando eu ainda criança,
Com a ânsia de ser gente

Improvisava na soleira
E na beira dos caminhos,
P’ra ficar forma de monte,
Com altar e os santinhos.

Ao fundo o rio, a ponte,
A latinha e os troquinhos,
O caneco lá na fonte,
O pescador, os peixinhos.

Tanta criação, talento!
Tanto orgulho na cascata;
De crianças com invento,
Tão puros de arte nata.

De bonequinho na mão,
Com alegre e choradinho,
Pediam p’ró S. João,
P’ra comprar mais um santinho.

Hoje quase se perdeu,
Pura criatividade,
De crianças como eu,
Cheias de motividade.

Sempre activas a inventar
E a criar entretimento:
Didáctico, de educar,
Por suas mãos e talento.

Já nada é como outrora,
De miúdos criadores:
Crianças ficam de fora,
Vendo adultos construtores,

De cascatas monumentos,
Com os putos só a ver;
Entusiastas, atentos,
No que não podem mexer.

Tanta festa ao S. João
E o Santo sempre ausente,
P’ra cimentar união
Respeito, educação
Das crianças que são gente!

Assim era quando era miúdo!
Beijos
Faria

nnannarella disse...

Ah... regresso em dia de festa.:) Ainda bem! Junto-me ao Coro das felicitações e bons auspícios para o Luís e seus números e "mundos sonhados a cor".
Mas não arredo, sem antes elogiar as ternurentas quadrinhas do Alien, rapaz de talentos multifacetados!:)
Beijos e bons dias feriantes!

Lola disse...

José Luis,

Lembranças de ir apanhar musgo para a cascata.

Era feita na casa gémea da nossa, com muitos bonecos que se iam comprando todos os anos.

E o meu Pai fazia sempre uma fonte com àgua e tudo que era o nosso orgulho.

Convém dizer que o meu Pai era ateu militante e mesmo assim colaborava nas nossas pequenas alegrias.

Mas o S. João é de longe mais pagão que cristão e as festas são muito perto do solstício do Verão...

Abençoada meninice, e o anho que a minha Mãe fazia e as sardinhas e tudo.

Beijos grandes

Lola disse...

nnannarella,

O pessoal agradece.

Ontem a festa teve sabor indiano, com masala e outros petiscos.

Seja muito bem aparecida.

Beijos grandes

Alien David Sousa disse...

LOLA Parabéns e adorei o poema!:D

Mas eu estou confusa! O Meu mano escreveu o poema certo?

E depois comentou isto

"Belíssimo post :)
Excelente escolha poética :)))"

Sabes se ele anda a tomar os medicamentos??? ;)

Beijinhossss

Lola disse...

AlienDS,

O teu mano é um brincalhão:)))

Faz parte do seu encanto,

Escreveu o poema em 1998.

Beijinhos grandes

Graça Brites disse...

Querida Lola, muitos parabéns pelo menino com estrelas nos olhos, pela menina de cometa no peito e pelo autor dos poemas que não se explicam. Celebremos, pois, os nós e os laços que não mais se desatam.

Beijos.

MariaTuché disse...

Lola, os parabéns chegam com uns dias de atraso mas com sentimento.

Um beijo enorme para todos :)

Lola disse...

Graça,

Obrigada, que comentário tão bonito.


Beijos grandes

Lola disse...

mariatuché,

Obrigada pelos parabéns, e os atrasos também fazem parte desta nossa vida.

Beijos grandes