13/06/2008

Em dia de efemérides lembro o divertido Vasco Santana que nos deixou há 50 anos e o F. Pessoa que nasceu há 120.
Juntá-los nesta homenagem é talvez tão difícil de perceber como a semelhança, em termos de beleza, entre a Vénus de Milo e o binómio de Newton...



Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está de pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!

Fernando Pessoa

14 comentários:

wind disse...

O Mestre tinha razão"Sinta quem lê":)
Bela homenagem:)
Beijos

Alien8 disse...

Lola,

Bela homenagem a estes dois grandes nomes da nossa literatura e arte.

Desta vez fiz-lhe uma referência no meu blog (ou seja, post à boleia:), com link e tudo!

Beijinhos.

Vanda disse...

Fernando Pessoa e as várias pessoas que em si coabitavam:)

Grandes.

Imtemporais.


Deixo-te um beijo e mais umas palavras dele, de que gosto tanto!

Bom fim de semana e se não houver sardinhada :) que seja um goraz :)



Mas eu, em cuja alma se refletem
As forças todas do universo,
Em cuja reflexão emotiva e sacudida
Minuto a minuto, emoção a emoção,
Coisas antagônicas e absurdas se sucedem -
Eu o foco inútil de todas as realidades,
Eu o fantasma nascido de todas as sensações,
Eu o abstrato, eu o projetado no écran,
Eu a mulher legítima e triste do Conjunto
Eu sofro ser eu através disto tudo como ter sede sem ser de água.

Lola disse...

Wind,

Como sempre.

Mas ele também escreveu:

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."

Beijinhos

Lola disse...

Alien,

Cada um à sua maneira, deixaram marcas na nossa cultura.

Curioso que, sendo Lisboetas, tenham ambos a ver com o 13 de junho e o Stº António... mas isto são coincidências:)))

Beijos

Lola disse...

Vanda,

Comecei a ler o F. Pessoa muito novinha e ainda hoje redescubro os poemas dele.

Há sempre algo novo.

Como o poema que deixaste e que já não lia há anos.


Talvez me tenhas convencido a ir às sardinhas:)))

Beijos grandes e bom fim de semana

Vanda disse...

:)))

Exctamente como tu, comecei a lê-lo muito nova e um dos que mais marcou foi o do "Mestre". Fiquei sua "aprendiza" para sempre :)


Também só ontem, quando referiram as efemerides na tv, reparei na coincidencia das datas.


De assinalar que na casa Fernando Pessoa estão expostos versos populares, que eu também não imaginava que F.Pessoa pudesse ter escrito!

Realmente ainda nos surpreende :)

e nos inunda de prazer :)


E vamos lá às sardinhas :)

Alien David Sousa disse...

Muitas vezes não temos de entender algo, de ligar os dois pontos pretos, para a acharmos válida.Excelente homenagem.
Beijinhos

Lola disse...

Vanda,

Tu deves ser minha irmã:)))

Ainda não consegui convencer o resto da família para as sardinhas:))))

Beijos grandes

Lola disse...

AlienDS,

É evidente que existem ligações que não são uma linha recta.

Mas eu até não gosto muito da Vénus de Milo, e em contrapartida entendo muito bem o Pessoa em relação ao Binómio de Newton...

Ele está em quase todas as obras de engenhariaa e arquitectura..., desde as pirámides...

Beijos grandes

Sorrisos em Alta disse...

Tá mal gozares com a graduação dos óculos do Nilton... tá bem que são de massa, agora daí a chamares-lhes binóculos de Nilton...
;o)))

Lola disse...

Sorrisos,

A esta hora e ainda estás assim?

Foi boa a noite de ontem!:)))

Queres um Guronsan?

Beijinhos enormes

CESAR disse...

Adoro Fernando Pessoa. Uma leitura complexa, mas refrescante. Sórdida e leve ao mesmo tempo.
O meu favorito é o poema épico: "Mensagem".
A multiplicidade de personalidades e de vivências naquela Pessoa, a constante fuga do Mundo e a sua extensa obra lírica são marcas que merecem analisadas profundamente por nós e pelos vindouros.

Quanto a Vasco Santana.
Reputadíssimo actor. Dos melhores que já existiu.
A RTP1 tem feito uma homenagem passando a sua extensa cinematografia ao longo desta semana.

Quanto ao binómio de Newton, Lola, tenho de discordar... Aquilo não é assim tão bonito, partiu-me a cabeça toda no 12.º ano a Matemática.
'Tou a brincar.
O legado científico de Newton para a Humanidade é uma pérola de inestimável valor e que nos permitiu não só olhar para o céu mas também para lá lhe chegar e mesmo para o superar.
De importantíssimo valor para o mundo tecnológico de hoje.

Quanto à Vénus de Milo. Nada a apontar, excepto a sua espectacular beleza.
É irónico, porém que uma escultura ,criada pelos Gregos, da Deusa do Amor seja conhecida por Vénus, a designação romana, e não por Afrodite a designação grega.
Parece-me engraçado.

Obrigado pela passagem pelo meu blog.
E os parabéns pelo teu.
CESAR

Lola disse...

Eu também gosto imenso do F. Pessoa.

Figurinha difícil, mas muito interessante.

Gosto imenso da Mensagem e tive oportunidade de, no colégio, fazer a leitura comparada com Os Lusíadas, e achei interessante. Creio que gostei mais do camões por causa do Pessoa:)))

Mas eu também gosto imenso do Binómio de Newton, porque vejo nele as grandes obras de arquitectura que nos rodeiam:))

A Matemática é uma linguagem, por isso pode ser comparável a outras coisas lindas escritas em literatura, em música ou em escultura...

Tenho a certeza que os teus exames vão correr bem, mas Boa Sorte:)))

Beijos grandes.