08/03/2008

Dia Internacional da Mulher



Le poète a toujours raison

Qui voit plus haut que l'horizon

Et le futur est son royaume

Face à notre génération

Je déclare avec Aragon


La femme est l'avenir de l'homme


Entre l'ancien et le nouveau

Votre lutte à tous les niveaux

De la nôtre est indivisible

Dans les hommes qui font les lois

Si les uns chantent par ma voix

D'autres décrètent par la bible

Le poète a toujours raison

Qui détruit l'ancienne oraison

L'image d'Eve et de la pomme

Face aux vieilles malédictions

Je déclare avec Aragon


La femme est l'avenir de l'homme


Pour accoucher sans la souffrance

Pour le contrôle des naissances

Il a fallu des millénaires

Si nous sortons du moyen âge

Vos siècles d'infini servage

Pèsent encor lourd sur la terre

Le poète a toujours raison

Qui annonce la floraison

D'autres amours en son royaume

Remet à l'endroit la chanson

Et déclare avec Aragon


La femme est l'avenir de l'homme


Il faudra réapprendre à vivre

Ensemble écrire un nouveau livre

Redécouvrir tous les possibles

Chaque chose enfin partagée

Tout dans le couple va changer

D'une manière irréversible

Le poète a toujours raison

Qui voit plus haut que l'horizon

Et le futur est son royaume

Face aux autres générations

Je déclare avec Aragon


La femme est l'avenir de l'homme


Jean Ferrat







21 comentários:

Alien David Sousa disse...

Lola, o meu francês é péssimo, vou até ali ao google traduzir e já volto ;)
Adorei as imagens!!
Saudações alienígenas & beijo

Sorrisos em Alta disse...

Lola,

Parabéns a ti e a todas as mulheres!

Para teres um dia em grande... será que ganhaste o concurso do meu blog????

Kiss

Lola disse...

Alien DS

O poema é a letra de uma canção também.

Gosto muito da frase, que se vai repetindo e que é da autoria de Aragon, La femme est l´avenir de l´homme a mulher é o futuro do homem.

Beijinhos alienigenas

Lola disse...

Sorrisos

Obrigada.

Eu já fui a tua casa e fartei-me de protestar.

A minha viagem ao Brasil...buuuá

Beijinhos:)))

wind disse...

Bela homenagem e adorei as imagens:)
Beijos

Lola disse...

Wind.

Obrigada

Beijinhos

Vanda disse...

Lola, belo poema!

Traduzindo à letra e em estilo de brincadeira, muito ainda têm eles que andar para serem iguais a nós :)

Viva nós:) celebremos então a força de re.nascer e o dom de fazer nascer!!

Beijo

Lola disse...

Vanda,

Não sei se é necessária a guerra...

Até posso estar em guerra com alguns, mas não com o género todo.

Temos de estar unidas para que não existam mais descriminações.

Beijos grandes

Anônimo disse...

"TODA MULHER

Toda mulher deve ser amada
No dia-a-dia conquistada
No ser mãe endeusada
Na cama desejada
Na boca beijada
Na alegria multiplicada
No lar compartilhada
No seu dia festejada
Na tristeza consolada
Na queda levantada
Na luta encorajada
No trabalho motivada
No aniversário presenteada
Na alma massageada
Na beleza admirada
Na dificuldade ajudada
No cangote bem cheirada
Na vida abençoada
No mundo inteiro respeitada
E sempre que possível... abraçada."
Bruno Bezerra


Beijos

Alien8 disse...

Lola,

Excelente poema de Jean Ferrat, mesmo a propósito. Ainda ontem o ouvi cantá-lo :)

Um beijo grande pelo DIA.

mjf disse...

Olá Lola mais linda!
Tenho andada figida...
Problemazinhos...a resolver lá na minha " maison"...

Gostei...muito do poema

Vivam as Mulheres com M maiusculo...
BeijocS LINDA

mjf disse...

Olá Lola mais linda!
Tenho andada figida...
Problemazinhos...a resolver lá na minha " maison"...

Gostei...muito do poema

Vivam as Mulheres com M maiusculo...
BeijocS LINDA

mjf disse...

Olá Lola mais linda!
Tenho andada figida...
Problemazinhos...a resolver lá na minha " maison"...

Gostei...muito do poema

Vivam as Mulheres com M maiusculo...
BeijocS LINDA

Lola disse...

Loira linda,

Em triplicado é melhor.
Eu também tive problemas com o Blogger...

Um bom dia para ti que és Mulher.

Beijos:)))

Lola disse...

Verônica,

Obrigada pela visita e pelo Poema.
É muito bem vinda.

Beijos

Lola disse...

Alien,

Obrigada.

Por coincidência eu também:)), mas gosto particularmente da música que estou a ouvir agora e que tu vais ter de adivinhar qual é.

Beijos

Cristina disse...

atrasada, mas não queria deixar de passar por aqui para te deixar um grande beijo :)) estes vêm sempre a tempo, verdade? té, amiga.

Lola disse...

Cristina mais linda,

Beijinhos de todos os tamanhos, são sempre muito bem vindos:)))

Obrigada.

Montes de beijos para ti

Vanda disse...

Lola, desculpa! ontem não dei conta que me tinhas respondido :(

A guerra nunca é necessária, tenho a certeza!

Muito pelo contrário:) Não à (há) guerra :)

Acredito que tudo passa pela mudança de mentalidade, postura, crescimento, luto pelo respeito e pela paz. Sempre e em todas as frentes deste, ou de outro, fogo :)

Beijo e bom inicio de semana!

:)

Lola disse...

Vanda,

A luta é diária, mas sem guerra, como tu dizes.

Ainda há tanto a fazer...

Beijinhos

Anônimo disse...

Aprendi muito