23/03/2008

O mistério das cousas



O mistério das cousas, onde está ele?

Onde está ele que não aparece

Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?

Que sabe o rio disso e que sabe a árvore?

E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso?

Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas,

Rio como um regato que soa fresco numa pedra.

Porque o único sentido oculto das cousas

É elas não terem sentido oculto nenhum,

É mais estranho do que todas as estranhezas

E do que os sonhos de todos os poetas

E os pensamentos de todos os filósofos,

Que as cousas sejam realmente o que parecem ser

E não haja nada que compreender.

Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: —

As cousas não têm significação: têm existência.

As cousas são o único sentido oculto das cousas.

**Alberto Caeiro**

18 comentários:

wind disse...

Sempre bom ber o "Mestre":)
Este é para reflectir.
Beijos

Elefante Azul disse...

Segundos :)

Teresa Durães disse...

dos heterónimos, Alverto Caeiro é com quem mais me identifico. Panteista e forma tão silples de explicar a realidade

Alien8 disse...

Lola,

Como disse a Wind, o Mestre Caeiro sabia-a toda! Tal como tu :))))


Beijinho.

Miguel Batista disse...

primeiro k tudo, boa escolha nas imagens de Echer um verdadeiro genio. Alberto Caeiros, a "mutaçao" do genio de Fernando Pessoa. nao sou fã ferozicimo de Pessoa, contudo nestes ultimos tempos tenho trabalhado sobre a psicologia, sobre tudo no campo da personalidade, e da multipla personalidade e tenho relenbrado Pessoa e os seus etronimos.
o post sobre os celtas, bem a cultura celta fazme vibrar, adoro a ornamentaçao e a joalharia em todas as suas componentes da epoca e nas reminecencias comtenporaneas utiplizadas tanto hoje na cultura gotica e no passado nao muito distante pelo arts & crafts e pelos pre rafaélitas.

dark kisses Lola

PS: adoro nightwish boa escolha, embora a nova formaçao da banda seja uma treta......era bem melhor com a Tarja Turunen....mas ela continuou a solo e tem musicas expetaculares

Sorrisos em Alta disse...

Estás a delirar, não?

"homens" e "pensar" na mesma frase???

HAHHAHAHHAHHA

Anônimo disse...

A (admirável) inquietude do poeta.

Lola disse...

Wind,

Lembrei-mes deste poema depois de falarmos todos sobre coisas underground...

Beijinhos:)))

Lola disse...

Carrinho,

Olá.
Com os teus carrinhos velozes terias de chegar em poucos segundos:)))

Beijinhos

Lola disse...

Teresa

Curiosamente eu também.
Gosto de coisas simples.

Beijinhos

Lola disse...

Alien,

Eu sei muito pouco:)))

Estou à espera que partilhes comigo a tua imensa sabedoria alienígena:)))

Beijinhos

Lola disse...

Angelus,

Eu também me interesso pelos Celtas e pelas marcas que, mais de 800 anos depois, ainda é possível encontrar.

Fundamentalmente a música.

( Escher é paixão mesmo)

Dark Kisses

Lola disse...

Sorrisos,

São cousas do Poeta.

Beijinhos

Lola disse...

Jl,

Eu também sou inquieta.

Analiso sempre o que vejo e o seu contrário, tenho imensas dúvidas.

Estou sempre disponível para aprender.

Beijinhos

Alien David Sousa disse...

Que dizer? Muito bom, ponto final.

Beijinhos

Lola disse...

AlienDS,

Obrigada

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Que o poeta escrevia bem, está mais que confirmado.
Mas devia fumar umas cousas....

Lola disse...

Sorrisos,

Só ópio e absinto.

Beijinhos.