22/03/2008

Gallaecia uma nação Celta?





O ponto de chegada e de partida dos Celtas?

Países celtas como a Irlanda e a Escócia têm mais coisas em comum com os portugueses e espanhóis que com os «celtas», o nome normalmente usado para um grupo de habitantes da antiga Europa alpina. «Há uma sabedoria disseminada de que a origem dos povos dessas ilhas está em invasões ou migrações ... mas as afinidades não apontam para uma origem comum no leste», disse Daniel Bradley, co-autor de um estudo genético sobre as origens dos celtas.

Os primeiros historiadores acreditavam que os celtas seriam de uma região ao leste da França moderna e ao sul da Alemanha e tivessem invadido as ilhas do Atlântico há cerca de 2.500 anos.
Mas os arqueólogos têm vindo a questionar essa teoria. Agora Bradley, do Trinity College Dublin, e a sua equipa dizem que as provas encontradas sustentam essas dúvidas.

Os geneticistas usaram amostras de ADN de habitantes dos países celtas e compararam-nos aos traços genéticos de habitantes do resto da Europa. O estudo mostrou que os moradores de Gales, da Escócia, da Irlanda, da Bretanha e da Cornualha têm fortes ligações genéticas, mas essa carga tem mais elementos em comum com os povos da península Ibérica.

«O que propomos é que essa associação entre os povos do Atlântico seja muito mais antiga ... de pelo menos seis mil anos atrás»

Segundo o cientista, as pessoas podem ter migrado para o norte, no fim da Era do Gelo, de regiões onde hoje ficam Portugal e Espanha. As semelhanças entre os «celtas» do Atlântico também sugeririam que essas áreas tinham um bom nível de comunicação entre si.

17 comentários:

Teresa Durães disse...

hoje os arqueólogos acreditam que os celtas uirlandeses e ingleses em nada tem a ver com os habirantes da península ibéria.

wind disse...

Excelente post! Parabéns:)
Boa Páscoa:)
Beijos

Sorrisos em Alta disse...

Bem... pelo menos para a copofonia são todos ainda bem parecidos!
;o)

Tchim, tchim!

Lola disse...

Teresa,

É possível, os Celtas são uma civilização que deixou imensas dúvidas e imensas lendas.

Mas de acordo com investigações genéticas recentes parece que as chamadas Nações Celtas têm mais semelhanças entre si e com os povos do Norte da península Ibérica do que com o restantes povos de que se diziam descendentes.

Eu não sei.

Ando a ler coisas sobre o assunto, mas é tão vasto e disperso, que vai demorar.

Beijinhos

Lola disse...

Wind,

Obrigada.

Beijinhos

Lola disse...

Sorrisos,

Deves encontrar alguns no Etílico...

É tudo boa gente...:)))

Beijinhos:)))

Beezzblogger disse...

Olá Lola, obrigado por comentares o meu humilde espaço, volta quando quiseres, e opina sem amarras...

Desejo-te uma boa Páscoa...

Beijos do Beezz

Lola disse...

Beezz,

Obrigada pela tua visita.

Gostei imenso do teu espaço.

Beijos

Alien8 disse...

Muito há ainda para saber acerca das nossas verdadeiras origens: Celtas, Iberos, Celtiberos, Lusitanos, Mouros, Suevos, Romanos, Visigodos... devemos ser uma mistura dos diabos! :)

Excelente post, Lola, embora o vídeo seja um bocadito "propagandístico". Mas eu sei que é o que há :)

Beijinhos.

Lola disse...

Alien,

Somos de facto uma mistura, embora eu goste mais dos Celtas:)))

Beijos

Vanda disse...

Estão a esquecer-se dos Vandalos????;)


Mau mau :)

Quanto a Portugal, encontram-se alguns vestigios celtas, não nos definiram mas sem duvida que nos influenciaram...

As maçãs não são coincidencia :)
Comprei-as exactamente porque me lembraram a Ilha das Maçãs...

O Piano tem uma historia engraçada...foi o meu primeiro sonho não realizado. Nunca aprendi a toca-lo. Herdei-o muitos anos depois, quando a mão direita ja sofria de tendinites provocadas pelas teclas de 20 anos de computador...

Regressei ontem, com vontade de ficar...o tempo foge-nos entre os dedos...

A lua cheia do Equinócio de Primavera (Ostara ou Spring celticamente falando) estava magnifica :)e eu imaginei-me lá, onde nunca fui :) rodeada de flores, musgos e terras ferteis :)

Valha-me a imaginação fértil ;) pois!

Mas sobre esta data pode-se ler:

Pela primeira vez no ano o dia e a noite se fazem iguais. É, portanto, uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a terra está pronta para ser plantada. É quando os Deus e Deusa se apaixonam, e deixam de ser mãe e filho. Nessa data, a semente da vida é semeada no ventre da Deusa, a Donzela revigorada e cheia de vida e alegria.

O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem no mudo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar.

Ostara é o Festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa.

Agora percebemos a história do coelhinho da Páscoa, não é?? :)


Beijo, Lola, obrigada pelas tuas visitas :)

Vanda disse...

PS - É que eu há anos que desejo Pascoas cheias de coelhinhos mas ninguem me entende!!!! :))

Lola disse...

Vanda

Eu devo ter alguma costela Celta porque sempre me fascinaram as histórias e as músicas que lhes são atribuídas.Eu até acho que o Astérix resume bem esse sentimento: Boa disposição, liberdade e magia quanto baste...

E tinham bom gosto nas jóias e as roupas eram confortáveis...

Beijos

PS: Adoro maçãs.

Em minha casa também havia um piano, mas só a minha Mãe sabia tocar.

O Galaico disse...

Para entender correctamente este assunto há que esquecer os conceitos Portugal e Espanha e redefinir o de CELTA que, hoje em dia, não tem a ver com RAÇA mas com cultura.

Na verdade os CELTAS não tinham noção de si como nação como nem sequer os tinham os lusitanos, Celtiberos ou qualquer outro.

Quando o império Romano chegou as margens do Rio Douro chamaram ao povo castrejo que vivia nesta vasta area montanhosa CALLACIOS.

Diz se que este nome vem da deusa Celta CALLEACAH, padroeira da irlanda. Podem ser vistas hoje várias inscrições em sua honra no Noroeste Iberico.

Assim, o povo de Cale (castro do Porto) deu o nome de Callaicos, Callaecia, Gallaecia, Galiza, Galegos. Da mesma forma, com o intensificar das trocas comerciais Cale desenvolveu o seu Porto »» Portus Cale, Portucale, Portugal.

Os romanos observaram que esta unidade cultural (inconsciente) era diferente das restantes da iberia e por isso definiram o reino da Gallaecia como uma regiao administrativa á parte.

Note-se a citação de estrabão, o geografo grego ao serviço do imperio romano: "Assim vivem as populações das montanhas. Os callaicos, Asturienses, até oas Pirineus. Todos vivem da mesma maneira"

Ora bem, esta cultura está hoje em dia sob fogos cruzados. Os que defendem a singularidade da mesma na iberia e os que dizem que estes eram apenas um ramo dos Lusitanos.

Obviamente, como ambos tem como bases os georgafos romanos, os lusitanos não são Galaicos uma vez que viviam de uma forma diferente e ate tinham lingua com fortes variações.

No entanto as suas divindades eram semelhantes.

Entre a Irlanda e a Gallaecia é chocante e inacreditável as semelhanças na arte da idade do ferro e ate nas primeiras construções medievais. Os Celtic Knots, as gravuras nos castros, a olaria etc. Tudo isto junto com o modo de viver em Castros (como os celtas irlandeses) atesta sem sombra de duvidas as fortes relações.

Ate o ANTI CELTISTA Martins Sarmento era apoiante das fortes relações culturais entre as regioes do MAR CELTICO (Ilhas, Bretanha e Noroeste Iberico).

A questao da raça esta hoje posta de parte uma vez que já se sabe que a raça pura celta nao existia. ALias estes sempre mixigenaram com todos os povos por onde se cruzaram. Nem sequer a vestigios de invasoes o que desde logo anula a teoria guerreira da sua expansão.

O que resta então é a cultura!

A cultura Celta que hoje imaginamos é a cultura Atlantica Ocidental Europeia. Todos os paises tinham o mesmo sistemas de divindades e semelhantes organizações.

No entanto, a Gallaecia foi muito mais influenciado pela cultura atlantica do que as regioes Sul de Portugal estas muito mais Ibericas e Mediterranicas.

Hoje em dia, so no Noroeste Iberico se fala de NAÇÃO CELTA (testemunha isso os varios congressos e eventos internacionais onde estas regioes participam) porque esta região teve trocas culturais e presença de tribus de cultura atlantica durante mais tempo e em muito maior numero.

Ate durante as invasoes romanas, refugiados passavam os pirineus e se estabeleciam nesta região.

A regiao Lusitana estava também CELTIZADA mas não na intensidade da Galalecia e, como disse, muito mais Iberica e Mediterranica.

Anônimo disse...

Muito bom Galaico. Tudo o que disseste está na corrente de pensamento mais adquada e na minha opinião a verdadeiramente correcta. Só falta é divulga-la no sistema educativo nacional e acabar com a vergonha das mentiras que nos pregam em relação ao nosso passado Lusitano. Pouco sangue Callaico ou Lusitano haverá em Portugal. Mas se nos queremos reportar ás nossas origens, o passado Callaico é ainda mais importante que o Lusitano. Lutemos pela memória do povo do Dragão (Callaicos Lucences) e o Povo do Leão (Callaico Bracarensis - nós). Cumprimentos a todos

Lola disse...

Galaico,

Agradeço a tua visita.

Interesso-me profundamente por tudo o que se relaciona com as nossas origens.
Já fui ler o teu blog e vou voltar lá.

Beijos

Lola disse...

Andregeo13,

Também estou de acordo com a divulgação e conhecimento do que une as Nações Celtas.

Um abraço e obrigada pela visita